Como declarar Imposto de Renda do MEI

Imagem que aparece no site que devemos fazer declaração do Imposto de Renda do MEI, logo após entrar com o CNPJ

Precisas declarar o Imposto de Renda e não sabes como? Não recebeste o mínimo de dinheiro (menos de R$ 30.639,90) em um ano, e por esse motivo tu és considerado “isento”?

Quem é MEI (Microempreendedor Individual) é considerado uma “Pessoa Jurídica” (PJ), uma empresa. Mesmo que trabalhes sozinho em casa e não ganhaste muito dinheiro, ou sequer ganhaste um tostão durante o ano, por seres uma empresa precisas declarar Imposto de Renda. E é isso que irei ensinar como fazer. Direto ao ponto, sem vocabulário que só pessoas da área financeira entendem.

Passo a passo para fazer a DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA DO MEI.

  • Coloca o número do CNPJ do MEI/empresa;
  • Clica no ano da declaração que tu queres fazer em “Ano calendário”;
  • Escreva em “Receita de prestação de serviços” quanto de dinheiro entrou na conta PJ do MEI, ou naquela conta de banco que costumas receber o dinheiro dos teus clientes, entre 01/01 e 31/12 do ano anterior ao que estás no momento da declaração;
    Ex: estou em maio de 2024, então preciso somar quanto de dinheiro entrou na conta entre 01/01/2023 e 31/12/2023
  • Clica em “Sim” ou “Não” na pergunta que fazem sobre ter contratado um funcionário nesse período. Se trabalhas sozinho, e não tens funcionários, a resposta é “Não”;
  • Confirma tudo o que mostram sobre as mensalidades (GPS/Simples) do MEI pagas no ano;
  • Após aparecer a mensagem “Declaração transmitida com sucesso”, clica no botão “Recibo de entrega” e salvar o documento PDF em uma pasta do computador na qual não vais perder e vais saber onde está, caso precise algum dia.

Dúvidas importantes – dicas extras:

  • Se não entrou nenhuma quantia, nenhum dinheiro na conta, se não ganhaste nada com o seu trabalho como MEI, deixa sem nenhum valor na “Receita de prestação de serviços”, zero;
  • Salva o recibo de declaração do imposto de renda não só no computador, como também em alguma nuvem de sua preferência (iCloud, Google Drive, OneDrive, Dropbox…). Salvando em mais de um lugar corres menos risco de perder, pois nunca se sabe quando podem acontecer certas coisas como: apagar um arquivo sem querer, o computador queimar, não fez backup antes de formatar o computador, roubarem o computador, ter uma enchente que estragou o computador, etc.;
  • Tanto no computador como no celular ou na nuvem, cria uma pasta especificamente para Imposto de Renda, e guarda ali todos os recibos de declaração que fizeres ao longo dos anos;
  • Para somar quanto de dinheiro entrou na tua conta: existe um filtro no extrato do app do banco. Ali, tu colocas que queres ver somente o período específico com data inicial 01 de janeiro de [ano] e data final 31 de dezembro de [ano]. Soma tudo o que tiver entrado na conta, não soma o que tu gastaste. Usa uma calculadora para te ajudar nisso. Escreve o resultado num pedaço de papel para não esquecer.

Espero que eu tenha conseguido te ajudar. Sei como é difícil fazer a declaração do Imposto de Renda sem um contador ou alguém entendido. Trabalhar sozinha é isso: tenho que aprender a fazer aquilo que não tenho formação, me virar como posso.

Abraço!

Print do site Simples Nacional logo após terminar de declarar o meu Imposto de Renda

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