Olá,

Meu nome é Fernanda Amaral, sou jornalista, formada na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), no campus da Grande Florianópolis. E no momento estou cursando um MBA em Marketing Estratégico, na mesma universidade.

Mas Jornalismo não foi minha primeira formação. A primeira foi Psicologia.

Não me arrependo de ter feito outro curso antes. Aprendi muito, e acredito que a Psicologia me preparou para o Jornalismo: não só a lidar com o ser humano, e comigo mesma, mas até escrever, editar e revisar textos acadêmicos, que anos mais tarde acabou se mostrando útil na profissão de jornalista.

Quando iniciei o curso de Psicologia, eu era muito novinha, havia acabado de sair do colégio, e não me dedicava aos estudos e profissão como me dediquei ao fazer Jornalismo. Já estava com outra cabeça quando resolvi trocar de profissão. Outro lado positivo de ter feito Jornalismo mais tarde foi a tecnologia, que estava bem mais avançada. Quando entrei na Psicologia não existiam smartphones, redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram), YouTube, blog, Google, WhatsApp, Telegram, tablets, e muito mais. Tudo era mais complicado e demorado de fazer. Portanto, eu considero que fiz Jornalismo na melhor época.

Duas grandes experiências que me fizeram crescer como pessoa e profissional foi ter morado fora do Brasil. Morei durante 1 ano e meio em Moçambique (2011/2012), onde estudei e trabalhei, e durante 1 ano no Canadá (2018/2019). Em Moçambique, foi um choque cultural, foi a primeira vez que saí da casa dos meus pais, saí da minha zona de conforto, da minha “bolha social”. No Canadá, fui morar completamente sozinha, estudei e trabalhei em outra língua, melhorei MUITO o meu inglês. Foi a realização de um sonho ter morado lá, pois era algo que eu queria desde criança.

Trabalhei em diversos setores da minha profissão, mas sempre me destaquei como redatora e revisora textual, produtora de conteúdo. Chegou um momento na minha carreira que resolvi parar de tentar me adaptar a qualquer função, trabalhar com qualquer coisa, e abri a minha própria empresa: a Fernanda Amaral Comunicação. Está sendo outro sonho realizado. Agora, vou trabalhar somente com o que eu amo e sei fazer melhor: produzir conteúdo, escrever, revisar e formatar de acordo com as normas da ABNT.

Um grande abraço!

Para conhecer um pouco mais sobre a minha experiência profissional, principalmente na área de Comunicação, acessem meu LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fernandaamaralsilveira/