“Conhecimento nunca é demais”, disse uma vez o meu professor Vanderlei Brasil, da faculdade de Psicologia (minha primeira faculdade, antes de trocar de profissão e fazer Jornalismo). Isso aconteceu na primeira semana de aula, da primeira fase, há 20 anos. Nunca mais esqueci. Me marcou. Por quê?
Percebi naquele momento que o conceito de que eu precisava aprender APENAS determinados conhecimentos para ser uma boa profissional ou pessoa não condizia com a realidade.
Percebi que nunca deveria parar de aprender algo novo. Todos os dias e a todo momento tinha algo a ser aprendido, e esses conhecimentos novos me levariam a algum lugar que não interessava muito naquela hora, mas em algum momento da vida aquele conhecimento me serviria para alguma coisa. Me salvaria de alguma maneira. Me diferenciaria do restante das pessoas. Seja por um conhecimento específico ou um conjunto de conhecimentos.
Não importa o tema, onde aprendi, ou através do que ou de quem. Todo conhecimento é válido. Por mais bobo que pareça ser, aquela experiência de vida, aquilo que ouvi, li, senti, é útil.
Um exemplo que gosto de dar é da personagem Elle Woods, vivida pela atriz Reese Witherspoon, nos filmes “Legalmente Loira” (2001) e “Legalmente Loira 2” (2003). Ela era uma patricinha, que os mais intelectuais menosprezavam a priori, quando não a conheciam direito. Até que aos poucos ela foi conquistando o respeito de todos, e inclusive se tornando uma excelente advogada, vencendo no tribunal e no Senado americano com seus conhecimentos sobre tratamento de cabelo, e modelo de sapato da testemunha, por exemplo. Quem não assistiu ou não lembra, assista aos filmes. Vale a pena! São engraçados e reflexivos.
Fora do filme: nunca deixa de estudar. Graduação hoje em dia não é suficiente para o mercado de trabalho. Faça especialização, MBA, mestrado, doutorado, cursos de extensão, e/ou aqueles gratuitos (ou não) que têm na internet. Te atualiza SEMPRE! Não importa a idade. O mundo não para de mudar, e precisamos acompanhar as mudanças para conseguir sobreviver nele ou continuar sendo relevante. #FicaDica
Dica extra e muito importante: procurem sair da “bolha” de vocês, da zona de conforto. Experimentem coisas novas, lugares novos, pessoas bem diferentes de vocês, de outro nível social, cultural, econômico. Façam coisas que nunca pensaram ou quiseram fazer na vida, mesmo que depois disso nunca mais façam de novo, por não terem gostado ou por qualquer outro motivo. O fato de vocês terem feito algo totalmente novo, e fora de tudo aquilo que se criaram e se acostumaram a fazer, isso irá abrir a mente de vocês e fará com que percebam o mundo de uma maneira diferente. Vocês irão aprender como nunca, e irão crescer não só como profissionais, mas como pessoas. Experimentem! Depois me contem como foi, ok?