Olá,

Meu nome é Fernanda Amaral, sou jornalista, com MBA em Marketing Estratégico, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Sobre a minha profissão, jornalismo não foi minha primeira formação, mas sim, psicologia.

Não me arrependo de ter feito outro curso antes. Aprendi bastante, e acredito que a psicologia me preparou para o jornalismo: não só a lidar com o ser humano, e comigo mesma, mas inclusive escrever, editar e revisar textos acadêmicos, que posteriormente acabou se tornando uma de minhas principais funções de trabalho.

Quando iniciei o curso de psicologia, eu era novinha, havia acabado de sair do colégio. Com o passar do tempo percebi que adorava psicologia, mas não queria ser psicóloga. E aos 27 anos resolvi trocar de profissão.

Um lado positivo de ter feito jornalismo mais tarde foi a tecnologia, que estava bem mais avançada em relação à época que ingressei na universidade. Não existia smartphone, rede social (Twitter/X, Facebook, Instagram), YouTube, blog, Google, WhatsApp, Telegram, tablets, entre outros. Tudo era mais complicado e demorado de fazer. Portanto, eu considero que foi melhor ter feito jornalismo depois.

Considero também que ter morado fora do Brasil, duas vezes, fez com que eu me tornasse uma pessoa e profissional melhor. Morei durante 1 ano e meio em Moçambique (2011/2012) e durante 1 ano no Canadá (2018/2019), países nos quais estudei e trabalhei. Em Moçambique, foi um choque cultural, foi a primeira vez que saí da casa dos meus pais, saí da minha zona de conforto, da minha “bolha social”. No Canadá, fui morar completamente sozinha, estudei e trabalhei em outra língua, melhorei DEMAIS o meu inglês. Foi a realização de um sonho ter morado lá, pois era algo que eu queria desde criança.

Ao longo da minha carreira, eu trabalhei em diversos setores da profissão, mas sempre me destaquei como redatora e revisora de texto. Chegou um momento que resolvi parar de tentar me adaptar a qualquer função, trabalhar com qualquer coisa, e com o incentivo pessoal de uma ex-chefe eu abri a minha empresa: a Fernanda Amaral Comunicação. Outro sonho realizado. Agora trabalho somente com o que eu amo e sei fazer melhor: produzir conteúdo, escrever e revisar textos, formatar textos segundo as normas da ABNT.

Precisando dos meus serviços, é só chamar.

Um grande abraço,

Fernanda Amaral.

Para conhecer um pouco mais sobre a minha experiência profissional, principalmente na área de Comunicação, acessem meu LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fernandaamaralsilveira/